sábado, 9 de janeiro de 2010

cont...componentes....

DUREZA
A dureza é definida como a dificuldade de uma água em dissolver(fazer espuma)sabão pelo efeito do cálcio,magnésio.Águas duras são inconvenientes porque o sabão não limpa eficientemente,aumentando seu consumo.e deixando uma película insolúvel sobre a pele,pias,banheiras e azulejos do quarto de banho.A dureza pode ser expressa como dureza temporária,permanente e total.
DUREZA TEMPORÁRIA
Dureza temporária ou de carbonatos:é devisa aos íões de cálcio e de magnésio que sob aquecimento se combinam com íões de bicarbonato e carbonatos,podendo ser eliminados por fervura.Em caldeiras e tubulações por onde passa água quente(chuveiro eléctrico por exemplo)os sais formados devido à dureza temporária se precipitam formando crostas e criando uma série de problemas,como o entupimento.
DUREZA PERMANENTE
É devida aos iões de cálcio e magnésio que se combinam com sulfato,cloretos,nitratos e outros,dando origem a compostos solúveis que não podem ser retirados pelo aquecimento.
DUREZA TOTAL
É a soma da dureza temporária com a permanente.A dureza é expressa em miligrama por litro(mg/l) de CaCo3(carbonato de cálcio)independentemente dos iões que a estejam causando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

...bora lá...é só clicar...

LeePubli.com

ganha a ler mails...já o fazes mas por aqui...ganhas o teu...clica aqui...

publituga.com

Siga a ganhar uns cobres...vê como...

Leemails.com

Ganhe a ler mails,visitar sites...clique e siga o site..

Publipt! Clique Aqui!

CLIQUEM AÌ::::

CLIQUEM AQUI:::

Seguidores

Ocorreu um erro neste dispositivo

Pesquisar neste blogue

CLICA:::::ganha o teu...

PTBux
 Veja mais anúncios grátis

Busquem-me Aqui...